The Love Tarot

Sites com leituras de tarot geradas automaticamente: sim ou não?

Escrito por The Love Tarot 03 julho 2017

Conseguimos encontrar por todo o lado leituras de Tarot geradas automaticamente. Mas será que vale a pena tirar partido destas ferramentas?

O que são leituras de Tarot geradas automaticamente?

Existem variados sites e aplicações para telemóvel que oferecem leituras de Tarot em que basta pensar na questão e clicar num botão para que as cartas sejam baralhadas e apareça o resultado.
Seja com a opção, ou não, de escolher o baralho, o lance, ou as cartas que se pretendem, o objectivo é proporcionar uma resposta rápida e totalmente gratuita do Tarot evitando assim consultar um profissional.

Vantagens


Sem custos.
Acima de tudo é gratuito e não é necessário qualquer conhecimento sobre o Tarot.

Não há exposição.
A privacidade e o fácil acesso são também duas vantagens que convidam ao recurso destes sites/aplicações.
Embora estejamos no século XXI, ainda há muitas pessoas que se deixam levar pelo preconceito. Para além disso, consegue-se uma resposta em menos de cinco minutos desde que se tenha uma ligação à internet.

Maior abrangência.
Diria que até certo ponto existe uma faceta de ensinamento e de maior contacto com o Tarot quando estas leituras permitem a escolha do tipo de lance ou de baralho.
Não conhecendo todos os baralhos/lances, considero interessante optar por um lance que não é o meu habitual quando consulto o Tarot.

Desvantagens


As interpretações são demasiado genéricas.
Ao criar uma ferramenta destas é preciso garantir todos os cenários, e logo aí surge a primeira falha grave. Não se cria uma história entre as cartas que saíram no lance, em que posição se encontram, e muitas vezes as interpretações nem sequer se relacionam com a questão que foi colocada. Mas pior que isso, é quando surge uma interpretação feliz numa posição do lance que fala sobre sentimentos negativos ou obstáculos.

O processo de misturar as cartas do baralho é automatizado.
Quando se usa um baralho físico as cartas são energizadas pelo ambiente envolvente e podem estimular a intuição. Durante as minhas consultas, por exemplo, gosto de aproveitar este momento para ir trabalhando as dúvidas e reformulando até chegarmos à verdadeira questão.

Não existe proximidade.
Um programa de computador é isento da magia que uma consulta de Tarot deve ter. Não está do outro lado uma pessoa a escutar-te atentamente para interpretar o lance e as cartas de forma a que a informação seja útil.



Finalmente...


Embora não seja adepta (nem recorra) das leituras geradas automaticamente, acredito haver espaço para as mesmas quando as circunstâncias não permitem a utilização de um baralho físico.
Imagem por Cassandra Laing