A Morte tem um estigma com o qual é difícil romper, mas há outros mitos e medos ligados ao Tarot com os quais me deparo frequentemente.
A Morte e A Torre
Da esquerda para a direita: A Morte e A Torre (Tarot de Rider-Waite)
"Credo, a Morte? Vai-me acontecer alguma coisa?" - é a reacção típica quando vêem este arcano num lance.
A carta A Morte é uma metáfora para todas as mortes, e não só a morte física. Todos nós já passámos por mortes, perdas, e mudanças drásticas ao longo da nossa vida sem isso significar um falecimento. Sempre que decidimos que uma relação chegou ao fim, quando nos deparamos com uma mudança de emprego, ou com a chegada do primeiro filho, há uma parte de nós que fica para trás. Um fim que não implica forçosamente o final da vida mas o início de um novo capítulo na nossa história.
E depois, A Torre.
Este arcano causa um transtorno mais modesto que A Morte, e ainda assim ele carrega uma energia mais nefasta: as mudanças que A Torre traz impõem-se sem misericórdia.
Outros mitos
#1 Não podes comprar o teu próprio baralho de Tarot, tem de ser oferecido.
Os custos de produção de um baralho de cartas de Tarot na Idade Média eram avultados, e isso fez com que não estivessem ao alcance que qualquer bolsa. O baralho era então oferecido de geração em geração aos familiares considerados especiais e dignos de receber tal presente.
#2 Só sabe ler Tarot quem tem um dom.
O Tarot é um baralho de cartas altamente simbólico que vem com livro de instruções. Este mito remete-nos para o #1, em que o dono do baralho escolhia alguém que considerava ser um bom guardião de algo tão caro.
#3 Apenas o/a dono/a pode mexer no seu baralho de Tarot.
Para evitar que se estragasse ao passar de geração em geração, era habitual ser apenas uma pessoa a manuseá-lo.
#4 O baralho de Tarot deve ser guardado num saquinho místico.
Para evitar que se estragasse ao passar de geração em geração, era habitual guardar o baralho num saquinho resistente e bonito, tipicamente de veludo escuro.
#5 Consultar o Tarot é invocar o Diabo.
Tudo o que está ligado ao oculto e ao esoterismo sempre foi categoricamente condenado pela Igreja. Preocupados com a crescente curiosidade em torno do Tarot durante a Idade Média, este discurso teve como objectivo aterrorizar os utilizadores e impedir que os estudos sobre esta matéria se aprofundassem. Desde então que há um secretismo e vergonha que envolve a consulta do Tarot.
[As imagens do Tarot Raider Waite são reproduzidas com cortesia da U.S. Games Inc. Stamford, CT06902 USA.]
Imagem por Robert Moses Joyce